sábado, 28 de novembro de 2009

Destino


O menino abriu a porta. Ele cansou de ficar esperando ela fazer isso sozinha. O que ele vê? Muitas coisas. Na verdade ele nem entende aquilo que está a sua frente. Um emaranhado de caminhos, rotas, placas, direções, sons, possibilidades, vidas.

O menino pensa em sentar mais uma vez, mas desiste. Ele não quer esperar de novo, ele quer que aconteça. Ele tem medo, sim, mas ele decide enfrentar. Seus medos lhe apavoram, mas ele pensa: "Se eu não disser, se eu não for, se eu não arriscar, o que vai acontecer? Nada!"

Contudo, ele ainda tem um problema, qual caminho seguir? Ele sabe que cada um tem suas vantagens e desvantagens, cada um tem seu talvez, cada um tem o seu "e se". Isso que deixa o menino louco. Porque ele queria ter uma certeza, pelo menos uma, mas por mais que ele se esforçe para que não aconteça a palavra certeza se esvai de sua mente, e pelo jeito só sobram o "z" e o "a".

Assim, repentinamente, o menino escuta um som. Ele se assusta, já que há tempos não ouvia nada. Há muito ele estava sentado em sua cadeira olhando para aquela porta que se recusava a abrir. O som se aproxima e o menino cerra os olhos para tentar enxergar o que é aquilo que vem em alta velocidade. Ele pensa: "vou entrar novamente, não sei o que é isso! Não... vou ficar, afinal, o que aconteceu com a vontade de arriscar?"

O menino espera e aos poucos o objeto barulhento se aproxima. É um ônibus, percebe o menino. Quanto mais ele se aproximava mais o menino podia ver suas características. E ele pensou: "Para onde vai esse ônibus? Preciso ler o que está escrito!" Ele lê: "Destino".

O menino para e fica pensativo, tempo suficiente para o ônibus chegar e parar entre ele e os milhares de caminhos a sua frente. Ele se assusta. A porta abre e um sr. diz:

"Então menino, você vem ou não vem"

Menino - "Vou para onde? Para onde vai esse ônibus?"

Sr. - "Para o destino!"

Menino - "Mas... Como destino? Onde fica isso? Qual o itinerário? Qual destes caminhos ele segue?"

Sr. - "E importa? Se você não entrar aqui, para onde vai?"

Menino - "Não sei, tenho que escolher aquele que seja certo para mim, o melhor, que me fará mais feliz!"

Sr. - "Exatamente, mas se você não sabe, todos estes caminhos acabam no mesmo lugar. No seu destino."

Menino - "Mas, se acabam no mesmo lugar, para que milhares de caminhos?"

Sr. - "Para que você tenha opções. Ao entrar neste ônibus, eu saberei qual caminho seguir para levá-lo ao seu destino."

Menino - "Mas se eu de qualquer forma acabarei no destino, não posso fazer nada que sempre terminarei da mesma forma?"

Sr. - "Claro que não! Até que cheguemos lá temos uma longa jornada, dias, meses, anos viajando. E nessa viagem é você quem diz como agiremos, se conversaremos, se dormiremos, se jogaremos, brigaremos, amaremos e muitas outras coisas, ou seja, a jornada é você quem faz para que você chegue ao seu destino da maneira mais divertida possível!"

O menino gostou e decidiu entrar no ônibus. Decidiu também que em sua jornada quer amar, ser amado, ser sincero, lutar pela felicidade, se preocupar menos, ser mais paciente, sorrir, ajudar, brincar, conquistar. O menino decidiu que em sua jornada, quer ser feliz!

Um comentário:

  1. O menino entrou no ônibus e realmente conseguiu, amar mais, ser mais paciente, está lutando...dando a cara pra bater...O menino está mais feliz, ele gargalha, brinca, ARRASA!
    Seus momentos pensando no que não fez, estão ficando para trás, agora ele pensa no que ainda vai fazer!
    Ele sonha, está vivo, brilha, e sabe que seu destino o levará para felicidade plena, então porque ter medo? Já está a caminho mesmo.
    Só peço que seu ônibus passe lá em casa, que me leve pra passear um pouco, que possa dividir e contar sua viagem, sua felicidade! E sempre, qdo o ônibus chegar ou partir, ficarei com o coração tranquilo, pois tenhho certeza que estará cada dia mais realizado, mais feliz...
    Vou aplaudir seu SUCESSO e sua FELICIDADE de pé...e de perto!

    Beijos...
    PRA SEMPRE E SEM FIM!

    ResponderExcluir

Diz aí!